CARTA CONVITE RIO OIL 2018

Caros colegas da indústria do petróleo,

Como Presidente do IBP e Vice-presidente do Comitê Organizador da Rio Oil & Gas 2018 tenho o prazer de fazer um convite a vocês!

A 32ª edição da Rio Oil & Gas Expo and Conference será realizada entre os dias 24 e 27 de setembro de 2018, no Rio de Janeiro, e terá como lema: “Transformando Desafios em Oportunidades”.

Vivemos tempos de grandes transformações, visíveis no comportamento dos consumidores, na geopolítica, novas tecnologias digitais, mudanças no meio ambiente e também na indústria de energia.

No caso especial do Brasil, a descoberta dos reservatórios do pré-sal e seu bem-sucedido desenvolvimento, que já superou a marca de 1 bilhão de barris de produção acumulada – com custos extremamente competitivos – despertou o interesse da indústria global de energia. Este desafio transformou-se em oportunidade e hoje é realidade.

Temos outros desafios importantes pela frente, incluindo a retomada da exploração de nossas bacias terrestres e marítimas e a revitalização da produção dos campos maduros.

Na área do gás natural, o programa do governo – Gás para Crescer – transformará definitivamente toda sua cadeia de valor. O aperfeiçoamento da regulação irá beneficiar fortemente o consumidor, dado que altera práticas, como do uso de infraestruturas essenciais, no transporte; na tributação do setor; nas relações com setor elétrico e na venda ao consumidor final, criando um mercado com mais atores e com uma maior competição.

Da mesma forma, diante da perspectiva do reposicionamento da Petrobras no setor do downstream, as oportunidades serão imensas. Com o objetivo de garantir o abastecimento de combustívei em todo o território nacional, o governo lançou dois programas de governo – Combustível Brasil e o Renovabio – que transformarão o mercado, dado o estímulo à livre concorrência e à atração de novos investimentos para expansão da capacidade de refino e logística.

A tecnologia e a inovação sempre desempenharam papel fundamental em toda a cadeia de valor da indústria de energia. Com o advento das tecnologias digitais, o cenário de transformações antecipa um futuro onde a eficiência, a produtividade e a segurança operacional vão trazer grandes benefícios para a sociedade.

Na ordem do dia, o futuro da indústria de energia também vem sendo delineado em vários temas transversais e não-técnicos, como por exemplo: mudanças climáticas, energias renováveis, geopolítica e  segurança energética, pobreza energética, ética e compliance, gestão do conhecimento e a força de trabalho renovada pelas novas gerações.

A Conferência da Rio Oil & Gas 2018 é o fórum ideal para este debate global entre a indústria, academia, autoridades e a sociedade em geral.

Participe desta próxima edição apresentando uma sinopse do seu trabalho técnico. Uma oportunidade única de falar com a audiência mais qualificada da indústria de energia da América Latina.

Confira na Área do Autor os temas da programação, cronograma e instruções para envio das sinopses.

Um abraço,

Jorge M.T. Camargo

 

“Vivemos tempos de grandes transformações, visíveis no comportamento dos consumidores, na geopolítica, novas tecnologias digitais, mudanças no meio ambiente e também na indústria de energia.”