Conheça os membros do comitê técnico da Rio Oil & Gas.
- ChairmanFernando BorgesPetrobras
- Carla ImproisiIBP
- Cristiano Pinto da CostaShell Brasil
- Edmar Fagundes de AlmeidaProf Economia UFRJ e Pesquisador IE PUC RJ
- Felipe Baldissera GabrielMODEC
- Gisele PereiraIBP
- Isabel WaclawekTotal E&P do Brasil
- Jorge DelmonteIBP
- Lisandro GaertnerIBP
- Marcelo AlfradiqueEPE
- Marcos AssayagIBP
- Melissa FernandezIBP
- Patrícia PradalChevron Brasil
- Pedro Alem FilhoIBP
- Raquel FilgueirasIBP
- Sebastião FurquimIpiranga









Cristiano Pinto da Costa tem mais de 20 anos de experiencia 17 deles no cenário internacional de gás e energia. Começou na Shell em 1996 na área de Lubrificantes. Em 2000 se mudou para a Londres para fazer uma MBA e iniciou sua carreia internacional na Shell atuando como Conselheiro de Negócios para o CEO da Shell para Gás e Energia, Gerente de desenvolvimento de novos mercados e vendas de LNG, Diretor Geral de Desenvolvimento de Negócios.
Em 2013 se mudou para Houston como Diretor Geral para LNG Ventures Américas – Trinidad & Tobago e Peru e depois trabalhou no grupo central da Shell de Fusões, Aquisições e Desinvestimentos.
Retornou ao Brasil em março de 2018 para gerenciar os interesses da Shell na produção do BMS 9/11 incluindo os campos de Lula, Iracema, Lapa e Sapinhoá. Cristiano Pinto da Costa e Engenharia Químico pela UFRJ, MBA em Cranfield School of Management e com especializações em Harvard, IMD e INSEAD. É cidadão Brasileiro e Britânico, casado e tem duas filhas.



Edmar Almeida é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Grenoble, França (1999). É professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – (UFRJ).
Prof. Edmar Almeida Atualmente é conselheiro da empresa Galp Energia. Foi Vice-presidente para assuntos acadêmicos da Associação Internacional de Economia da Energia – IAEE entre 2008 e 2012. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos em Energia – AB3E entre 2012 e 2014 e Secretário da Associação Latino Americana de Economia da Energia – ALADEE entre 2013 e 2017. Prof. Edmar também foi conselheiro do Conselho de Energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ, entre 2016 e 2017 e Diretor de Pesquisa do Instituto de Economia entre 2011 e 2015.
Dedica-se desde 1993 ao ensino e pesquisa tendo como principais áreas de interesse: Organização Industrial e Dinâmica das Indústrias de Energia, Regulação e Políticas Energéticas, e Inovação de Desenvolvimento de Mercado de Energia. Prof. Edmar é autor e co-autor de vários livros, capítulos de livros, artigos acadêmicos e profissionais, e frequentemente faz palestras em seminários e conferências nacionais e internacionais. Ademais das atividades acadêmicas, Prof. Edmar realizou estudos e assessorou várias instituições governamentais, empresas privadas e públicas, investidores internacionais e organizações multilaterais nos seguintes temas: planejamento e política energética, regulação e regimes fiscais, desenvolvimento de mercado energético, projeções de oferta e demanda de energia e integração energética regional.



Felipe Baldissera é responsável pela área comercial, da MODEC (Mitsui Ocean Development & Engineering Co.) no Brasil desde 2015, liderando as áreas de propostas, gestão de contratos, desenvolvimento de negócios e relacionamento com investidores/parceiros. A empresa é a líder no mercado de unidades flutuantes de produção de petróleo, contando atualmente com 15 embarcações contratadas no Brasil (FPSO/FSO), 11 em operação, que processam aproximadamente 25% da produção total do país.
Administrador de empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela FGV-RJ. Com experiência no mercado de óleo e gás, além da MODEC já atuou em outras empresas do setor incluindo a Petrobras. Participa como representante da empresa na ABESPetro desde 2014, no conselho fiscal desde 2018.



Gisele Pereira é engenheira química formada pela UFRJ, com mestrado pela UFSCar na mesma área e MBA em gestão de marketing pela FGV. Atua como gerente de abastecimento da área de downstream do IBP desde 2014.



Isabel Waclawek é graduada em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ e pós-graduada em Engenharia Mecânica pela COPPE-RJ. Possui mais de 30 anos de experiência na área de Pesquisa & Desenvolvimento, no Brasil e na Europa.
Ingressou na Total E&P do Brasil em 2017 como Diretora de P&D da companhia, liderando a estruturação do departamento responsável pelo desenvolvimento dos projetos de P&D da Aliança Estratégica entre Total e Petrobras, parcerias com academia e instituições de pesquisa, e implementação dos compromissos de P&D da Total no Brasil.






Lisandro Gaertner trabalha com Gestão do Conhecimento, Treinamento e Desenvolvimento e Aprendizagem Organizacional há mais de 20 anos. Desde 2003, desenvolve e implementa projetos de aprendizagem colaborativa para as indústrias de Petróleo, Telecom, T&I, Segurança Pública e Mineração. Formado em Psicologia pela UFRJ, atualmente atua como Gerente de Comissões e Gestão do Conhecimento no IBP.



Marcelo Alfradique é o Superintendente Adjunto de Petróleo e Gás Natural da Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Engenheiro Químico, Mestre e Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ e especialista em Engenharia de Processos pela PUC-RJ. Possui mais de 10 anos de experiência professional no setor de gás natural, tendo expertise em análise de oferta e demanda, GNL, simulação de infraestrutura de gasodutos, EVTE de projetos, gas to power, bem como desenho de mercado e assuntos regulatórios.



Marcos Assayag é Engo Mecânico formado em 1974, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ingressou na PETROBRAS em 1975, onde fez o Curso de Enga. de Equipamentos.
Foi o Coordenador do 1o Programa de Capacitação Tecnológica em Sistemas de Explotação para Águas Profundas (PROCAP-1000) e em 1992, de sua extensão, o PROCAP-2000, e posteriormente foi designado para coordenar o PROCAP-3000. Recebeu o Prêmio “2007 OTC Distinguished Achievement” por sua contínua contribuição para a indústria de petróleo offshore.
Em agosto de 2008, foi admitido na Ordem do Mérito Científico, na classe de Comendador e na categoria Ciências Tecnológicas.
Atualmente exerce a função de Consultor do IBP para o desenvolvimento do projeto “Museu de Petróleo”.



Melissa Fernandez iniciou suas atividades no Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, em 2007, com experiência prévia de 3 anos na Petrobras. Ocupa a posição de Gerente de Tecnologia e Inovação do IBP desde 2014, atuando a frente das comissões de Tecnologia e Inovação, Tecnologia da Informação, Instrumentação e Automação e Indústria 4.0.
Liderou o processo de participação do IBP na Consulta e Audiência Pública da ANP, pelo Regulamento Técnico referente a aplicação de recursos da cláusula de investimentos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor de O&G.
Graduada em Química na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Direito na UCAM (Universidade Candido Mendes). Possui em MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 – PUC-RS. Atualmente cursa MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 na Pontifícia Universidade Católica – PUC-RS.



Patricia Pradal é Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Chevron desde 2009, atualmente acumulando a função de Diretora de Assuntos Corporativos. Anteriormente exerceu os cargos de Gerente e depois Diretora de Assuntos Governamentais e Regulatórios. Patricia foi Diretora Financeira e Gerente Geral Interina da Unocal Brasil, adquirida pela Chevron Corp em 2005.
Patricia tem mais de 20 anos de experiência na indústria de petróleo e gás, com foco em exploração e produção, atualmente coordenando as iniciativas da Chevron relacionadas a novos negócios no país, incluindo aquisições e desinvestimentos, licitações, farm-in/out, além de participar ativamente no gerenciamento dos projetos em curso da companhia.
Patricia é formada em Administração de Empresas e Economia pela Universidade Candido Mendes, com Mestrado em Negócios de Petróleo pela MPB-COPPE/UFRJ, no Rio de Janeiro.
Antes de iniciar sua carreira na área de petróleo e gás natural, Patricia foi CFO/Diretora Financeira da Sodak Brazil e da Pepsico América Latina, tendo também trabalhado na Arthur Andersen Consulting e IBM Brazil. Atualmente, Patricia é Vice-Presidente da Diretoria Executiva de E&P (ABEP) do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), membro fundadora do Comitê de Diversidade do IBP, diretora do LIDE-Rio e membro do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da FIRJAN.



Pedro Alem Filho é engenheiro civil formado pela Universidade de São Paulo, mestre em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ, possui MBA em gestão de projetos pela FGV-RJ e especialização em gestão tributária pela Fundação Universa/UCB.
Pedro é gerente-executivo de áreas terrestres, águas rasas e política industrial do IBP desde fevereiro/2014; antes, foi gerente-executivo de política industrial da CNI, diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, coordenador de programas estratégicos da ABDI e chefe do Departamento de Planejamento da Área de Indústria da Finep.
Como representante das instituições em que atuou, participou de diversos colegiados, como o Conselho Deliberativo do Fórum de TV Digital, Comitê Executivo do PROMINP e o Conselho de Competitividade do Plano Brasil Maior.
Exerceu também a função de secretário executivo do FUNTTEL (Fundo Setorial de Telecomunicações) e foi membro do Conselho Técnico-Científico do centro de pesquisas CTI Renato Archer, do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações.



Raquel Filgueiras é Mestre em Planejamento Energético pela Coppe-UFRJ, com graduação em economia pela Universidade de Brasília (UnB). Sua graduação foi seguida por três anos de experiência no setor público brasileiro. Inicialmente, na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE-ME), monitorando indicadores macroeconômicos e apoiando as decisões do Ministro em questões econômicas. Posteriormente, foi convidada a fazer parte de um grupo de pesquisa para análise de microdados sobre investimentos e infraestrutura do governo no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde permaneceu por dois anos. Seu mestrado foi seguido por uma experiência de três anos na consultoria QuestManager, implementando e gerenciando projetos para empresas de grande porte de vários setores, incluindo varejo, energia e comunicações. Em 2017, ingressou na equipe de Análise Econômica do IBP, coordenando pesquisas, estudos, modelagem, projetando indicadores e cenários importantes para os setores de O&G e energia.



Sebastião Fernando da Costa Furquim é Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da USP, com especialização no IBMEC, FDC e Insead.
Desde dez/18 é diretor do Mercado Empresarial na Ipiranga Produtos de Petróleo. Sua última passagem foi como CEO da Tópico, investida de um fundo de private equity (Souther Cross Group). Foi executivo do Grupo Libra onde liderou duas Unidades de Negócio – Libra Terminais Rio e Libra Logística. Atuou em posições de diretoria também no Maersk Group, Webb e teve passagem longa pela Accenture.