A indústria de O&G, em todas as suas frentes, Upstream, Midstream, Downstream e Gás, tem em seu DNA explorar novas fronteiras, descobrir, gerenciar riscos, desenvolver novos produtos e buscar soluções tecnológicas para problemas complexos coordenando e conectando múltiplas disciplinas para viabilizar megaprojetos. 

Nessa jornada, transformou o mundo ao longo do século XX, provendo a energia para movimentar a civilização, melhorar a qualidade da vida humana e reduzir a pressão sobre recursos naturais, conectando pessoas e mercados.   
No Brasil, movimenta uma cadeia robusta que emprega direta e indiretamente centenas de milhares de pessoas, gerando empregos de qualidade para um Capital Humano de elevada qualificação, desenvolvendo tecnologia, contribuindo com impostos e desenvolvimento para a sociedade. 

Com tudo o que foi construído, as capacidades e competências em O&G estão prontas para serem usadas em uma nova transformação. 
No eixo temático “Indústria do Futuro” a Rio Oil & Gas 2022 convida aqueles autores que enxergam nas atuais “capacidades” de O&G vocação para acelerar o caminho para o futuro a usarem a plataforma proporcionada pelo evento para dar visibilidade às suas ideias de como essa indústria oferece uma rota sustentável, segura e inovadora como protagonista para uma nova transformação.

Ao selecionar o eixo temático Futuro da Indústria de O&G você poderá avançar e selecionar um dos três temas em destaque: ESG, Transformação Digital e Transição Energética, escolhendo no temário de cada um deles o de melhor afinidade para vincular o seu trabalho, mas seu trabalho não necessita ficar restrito a estes temas. Aqui esperamos trabalhos que falem sobre visão estratégica, riscos, link de capacidades com novos negócios, sustentabilidade, ideias de extensão da vida dos ativos e novos tipos de ativos que alavanquem tais capacidades e competências característicos da indústria de O&G, como por exemplo Segurança Operacional, Diversidade e Qualidade do Capital Humano, Deep Tech, Soluções Digitais, implantação e operação de grandes projetos de Capital, além de comercialização e logística em ativos de alta complexidade.