ESG | Rio Oil and Gas 2020

ESG


SMS

O objetivo é discutir aspectos de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da indústria de óleo e gás, englobando os segmentos de upstream, midstream e downstream, bem como empresas de bens e serviço com atuação direta ou indireta no setor.
Com objetivo de melhoria contínua e aperfeiçoamento da performance em meio ambiente, segurança e saúde, o temário aqui proposto busca capturar:
• As melhores ideias, conhecimentos, estudos e projetos da academia e institutos de pesquisa;
• As experiências, iniciativas avançadas de negócios, protótipos, inovações e tecnologias em desenvolvimento nas empresas e startups; e
• Conhecer tendências regulatórias e de boas práticas de organizações no Brasil e no exterior,
que possam também solucionar ou construir caminhos para o enfrentamento de desafios relacionados a proteção do meio ambiente, prevenção de acidentes e melhoria da saúde, tanto do ponto de vista técnico, como de demanda da sociedade.
Os temas abrangem desde a formação de lideranças comprometidas com a cultura da segurança, preservação do meio ambiente, até a conformidade com a legislação, regulação, normas e padrões que contribuam para prevenir, reduzir e mitigar os impactos das atividades desta indústria.
Fazem também parte desse contexto abordagens estratégicas e técnicas relacionadas ao ambiente natural, previsibilidade de investimentos, recuperação, resiliência, gestão de negócios, excelência operacional, custo efetividade e como não poderia deixar de ser as preocupações com o ser humano em todos os seus aspectos de saúde.

Meio ambiente

Segurança

Saúde


Social

A Covid 19 ressaltou a solidariedade do povo brasileiro e expos a importância das estruturas, redes, ações e movimentos de responsabilidade social das empresas. Tudo isso permitiu que de forma imediata, diferentes formas de ajudas humanitárias se materializassem e se multiplicassem ao longo do período de isolamento social e de perda de renda de milhares de pessoas, vividos durante da pandemia do Coronavírus.
Mas o principal legado de longo prazo, que fica, é a conscientização coletiva de que ninguém irá superar os desafios das desigualdades sociais sozinho.
Por isso, o objetivo aqui é incentivar profissionais das empresas de petróleo e gás, da cadeia de suprimentos de bens e serviços, dos órgãos de governo, das ONGs, da sociedade civil e de universidades a apresentarem trabalhos técnicos que descrevam “o que você fez ou fizeram na pandemia?”
É também interesse do temário social, discutir nesse ambiente de parcerias que se consolidou, o papel da indústria de óleo e gás na promoção social justa, inclusiva e diversa; que respeite, reconheça e valoriza os serviços ambientais; e que ajude a preservar os direitos das populações tradicionais e públicos vulneráveis, através de boas práticas de direitos humanos.
Mas que ao mesmo tempo tenha um olhar para gestão de riscos, atração de investimentos responsáveis, retomada do crescimento econômico verde, com geração de novos empregos, melhor distribuição de renda e desenvolvimento socioeconômico do País. Tudo isso considerando os melhores instrumentos e ferramentas nacionais e internacionais que fazem a integração positiva dos aspectos financeiros com os de sustentabilidade.


Governança

Compliance, Liderança, Gestão de Pessoas e de Conhecimento, Relacionamentos Governamentais, Reputação, Investimentos, Capital de Stakeholders, Ética, Transparência, Comunicação, Integridade, Inovação e Transformação, são relevantes aspectos observados na construção desse temário de Governança Corporativa.
Com base nos aspectos citados, o objetivo é promover a discussão sobre a gestão das empresas de óleo e gás e de sua cadeia de fornecedores, através de trabalhos técnicos, “cases” e experiência práticas, no relacionamento com políticas públicas, formadores de opinião e a sociedade, utilizando o temário aqui proposto, como de maior relevância para esta indústria de óleo e gás.

COMITÊ TÉCNICO

ESG

Nome
Patrícia Pradal (coordenadora)
Viviana Coelho (coordenadora)
Ana Mandelli
Anderson Cantarino
Bruna Mascotte
Carlos Henrique Mendes
Carlos Victal
Eduardo Ferreira Kantz
Giovani Machado
Marcos Cantarino
Mariana França
Monique Gonçalves
Nadia Stanzig
Patricia Ruiz
Rafael Lemme
Rafaela Guedes Monteiro
Raquel Coutinho
Raquel Filgueiras
Rodrigo Otávio
Sonia Brotas Lima
Suzana Kahn
Thiago Pires
Empresa
Chevron
Petrobras
ABD/IBP
IBP
Catavento
Consultor independente
IBP
Prumo Logistica
EPE
IBP
ANP
Shell
ABESPETRO
Ocyan
IBP
Petrobras
Petrobras
IBP
Leal Cotrim Jansen Advogados
Premier Oil
COPPE/UFRJ
SSM/ANP

Temário
Confira os temas dessa edição