Quadro regulatório estável pode proporcionar investimentos e empregos para a cadeia de bens e serviços de petróleo e gás | ROG.e 2024

Quadro regulatório estável pode proporcionar investimentos e empregos para a cadeia de bens e serviços de petróleo e gás

09/12/2020

“Diferentes análises, mas todas destacando qualidades e caminhos do Brasil para se tornar mais competitivo na cadeia de produção de O&G. Assim se resume a sessão “”Indústria de bens e serviços: desafios para aumentar sua competitividade e protagonismo nas cadeias globais de valor””, mediada pelo conselheiro do IBP, José Firmo. O VP & Oilfield Equipment Latam da ABESPetro, Adyr Tourinho, fez um balanço positivo sobre a reação do setor de O&G no Brasil diante da pandemia e a queda no preço do petróleo. “”O país se mostrou resiliente. O impacto está sendo menor do que em outros países. Os projetos aqui continuam na lista de prioridades””, afirmou.
Já o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Igor Nogueira Calvet, destacou que entraves precisam ser superados no Brasil. Indicou um quadro regulatório estável e factível para a cadeia de bens e serviços, que traga maior competitividade e possa atrair investimentos. Ele citou ainda a relevância de previsibilidade para a realização de novos leilões. Apontando para o futuro, destacou a importância da contínua digitalização para iniciativas, como robótica submarina, drones para fiscalização de campos e IoT para desempenho e segurança operacionais.
O Diretor de Relações Institucionais da ABEMI e Pesquisador FGV-EBAPE, Telmo Ghiorzi, defendeu a criação de um fórum reunindo associações ligadas ao setor, academia e estado, de forma que todos possam pensar juntos em soluções. Além disso, sugeriu que o segmento assuma algumas missões, como a de manter o custo de produção baixo e seja feito um upgrade na cadeia de serviços. O vice-presidente global de Supply Chain da Equinor, Mauro Andrade, ressaltou que a indústria de O&G no Brasil precisa contribuir para ter fornecedores mais competitivos, já que no mundo inteiro há uma concorrência feroz entre projetos. “”Queremos uma cadeia de valor forte, competitiva e sustentável””, disse. “

Compartilhe