Rio Oil & Gas reúne indústria no Boulevard Olímpico e projeta 40 mil visitantes | ROG.e 2024

Rio Oil & Gas reúne indústria no Boulevard Olímpico e projeta 40 mil visitantes

06/09/2022

Nove países confirmaram presença no evento, que deixará um legado para a capital fluminense com novo espaço de convenções

Boulevard Olímpico
O Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, será o palco da Rio Oil & Gas 2022

O Rio de Janeiro voltará a ser o centro global da indústria do petróleo na 20ª edição da Rio Oil & Gas, de 26 a 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, na região portuária da capital fluminense. A expectativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), organizador do evento, é de receber cerca de 40 mil participantes, que vão circular por 51 mil m² de seis armazéns, onde acontecerão a feira e o congresso com os principais executivos e especialistas do setor do Brasil e do mundo. Mais de 350 expositores, nacionais e internacionais, estarão presentes.

Em 2022, o evento volta a ser presencial, mas com transmissão ao vivo do Congresso e dos estúdios dos patrocinadores. É a oportunidade perfeita para quem não conseguir estar presente além de assistir ao conteúdo, conseguir contatar os expositores e patrocinadores e realizar networking virtualmente. A versão presencial contará ainda com espaços exclusivos para encontros de networking e coworking.

Outra novidade da edição é o legado que a Rio Oil & Gas deixará para a cidade do Rio de Janeiro. O IBP investiu para reformar o “Armazém do Kobra”, conhecido pelo “Mural Etnias”, do artista Eduardo Kobra, e que durante o evento será renomeado para “Armazém IBP”. No local, ocorrerão as palestras do congresso e parte da feira. Com essa reforma, o município ganha um novo espaço para a realização de eventos de grande porte, o que garante mais uma fonte de geração de emprego e renda para a economia local. Nos últimos anos, o armazém estava funcionando apenas como estacionamento.

“A indústria do petróleo tem a missão de garantir o suprimento de energia para o mundo todo e financiar a jornada rumo a uma economia de baixo carbono. No atual cenário de emergência climática, o setor reúne ainda mais esforços para prover os investimentos e as tecnologias necessários à transição energética. A Rio Oil & Gas 2022 é uma oportunidade de diálogo e troca de informações para a indústria em busca de soluções inovadoras que reafirmam o papel fundamental da nossa indústria para o país e sua importância para o mundo, em temos de intenso debate sobre segurança energética”, afirma Roberto Ardenghy, presidente do IBP.

Nesta edição, nove já países confirmaram presença no evento e montarão pavilhões na feira do evento – Angola, Alemanha, Argentina, Áustria, Irã, Itália, Reino Unido, França e Noruega. Irã e Angola participam pela primeira vez. A Áustria retorna à Rio Oil & Gas após oito anos. Além disso, pesquisadores de 20 países apresentarão trabalhos técnicos – nos eixos Upstream, Midstream & Downstream, Gás Natural & Energia e a Indústria do Futuro – durante o evento.

Empresas de grande porte da indústria de óleo e gás também vão estrear entre os expositores, neste ano. Esse é o caso da PETRONAS, da Malásia; da Karoon, da Austrália; da Trident Energy, empresa brasileira; e da Acelen, empresa brasileira criada pelo fundo Mubadala Capital.

“A Rio Oil & Gas reúne, há 40 anos, especialistas e empresas, do Brasil e do exterior, em debates qualificados sobre a nossa indústria, estimulando conhecimento e gerando negócios no setor. Neste ano, o evento agrega um legado à população do Rio de Janeiro, com a recuperação do ‘Armazém Kobra’, que já é um cartão postal da cidade e passará ser um grande dedicado à realização de grandes eventos”, afirma a diretora-executiva corporativa do IBP, Fernanda Delgado.

IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA E DEBATES

Fernanda Delgado ressalta ainda que a Rio Oil & Gas reforça a relevância da indústria no país diante do grande potencial do Brasil, capaz de gerar externalidades positivas que irradiem em toda a economia brasileira, atraindo investimentos externos e potencializando os negócios de toda a extensa cadeia de fornecedores do setor. “O evento abordará a relevância do país para a segurança energética e o suprimento de óleo e gás, fundamental para gerar os recursos necessários para que governos e a sociedade financiem a transição energética e a descarbonização de suas economias”, afirma a executiva.

O setor de óleo e gás responde por cerca de 15% do PIB industrial do Brasil, considerado o 9ºmaior produtor mundial de petróleo. Só para a atividade de exploração e produção, o IBP estima investimentos de US$ 183 bilhões em investimentos e uma arrecadação de tributos de US$ 622 bilhões no acumulado de 2022 a 2031, bem como uma geração média de 445 mil empregos por ano nesse período.

Entre os temas que serão debatidos no congresso do evento estão a transição e a segurança energética, os investimentos em tecnologias de descarbonização, as novas fronteiras exploratórias no Brasil e a expansão consolidação das empresas independentes, de médio porte, no mercado nacional. Também vão estar em discussão questão da geopolítica do petróleo e gás, bem como investimentos em Exploração & Produção, Gás Natural e Downstream – nesses dois segmentos, destaque para a consolidação do Novo Mercado de Gás e abertura do setor de refino, respectivamente.

As pautas ESG (meio ambiente, sociedade e governança, na sigla em inglês) também terão grande destaque na Rio Oil & Gas. Além das palestras do congresso, haverá espaços de discussões temáticas em fóruns – Arena ESG, Arena do Futuro, Arena Young Summit, Competições Acadêmicas, Fórum Onshore e SOMA.


A Rio Oil & Gas é patrocinada por Petrobras, Ambipar Response, Equinor, Shell, TotalEnergies, Vibra, Ipiranga, Raízen, BP, Bunker One, Chevron, ExxonMobil, Karoon Energy, Modec, Galp, PETRONAS, Repsol Sinopec, 3R Petroleum, Acelen, Siemens Energy, Trident Energy, Braskem, Enauta, Halliburton, MCDermoott, NTS, PECOM, PRIO, Salesforce, Saipem, Subsea 7, AET, Baker Hughes, DOW, Fluxys, Oracle, Perbras, Solvay, TAG, TBG, Techint, Vallourec, Wintershall Dea e WTW.

Compartilhe