TotalEnergies traz o desafio de gerar mais energia com menos emissões para a Rio Oil & Gas 2022 | ROG.e 2024

TotalEnergies traz o desafio de gerar mais energia com menos emissões para a Rio Oil & Gas 2022

14/07/2022

Com mais de 40 anos de atuação em solo brasileiro, a TotalEnergies conhece bem o Brasil. Esse é um dos motivos pelos quais pretende investir cerca de US$ 1 bi/ano, a longo dos próximos cinco anos, no mercado nacional.

Também por reconhecer o potencial do país, é uma das presenças confirmadas da próxima edição da Rio Oil & Gas, um dos maiores eventos de petróleo e gás do mundo, entre 26 e 29 de setembro de 2022, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro.

Patrocinadora Black da conferência, a multinacional francesa estará presente tanto nas discussões – especialmente sobre transição energética – quanto na exposição, com um estande no Armazém 4. A empresa também é uma das patrocinadoras da Arena Young Summit, novidade da feira voltada para o público jovem.

Confira, a seguir, a entrevista com Charles Fernandes, Diretor-Geral da TotalEnergies EP Brasil e Country Chair da TotalEnergies no Brasil, sobre os planos da empresa e as expectativas para a participação no maior evento de petróleo e gás da América Latina.  

1. A TotalEnergies tem um amplo portfólio de atividades no Brasil, atuando desde a área de exploração e produção até a distribuição de produtos derivados do petróleo e varejo de combustíveis. Porém, pensando no longo prazo e na transição energética, a empresa já atua também com produção energética em parques solares e eólicos de grande escala.  Quais são as expectativas da TotalEnergies em relação ao futuro do mercado energético brasileiro?

A TotalEnergies tem a ambição de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Para isso, está construindo uma ampla carteira de ativos em energias renováveis e eletricidade em todo o mundo. Há um planejamento de ampliar a capacidade bruta neste segmento para 100GW até 2030. 

O Brasil é considerado um país importante para a estratégia global de crescimento e para alcançar a ambição da empresa.  Estamos presentes no país há mais de 40 anos e, hoje, empregamos mais de 3.000 pessoas em todos os seus segmentos de negócios, abrangendo atividades de exploração e produção, gás, energias renováveis, lubrificantes, produtos químicos e distribuição.

A empresa tem um plano de investir por ano cerca de US$ 1 bilhão no mercado brasileiro em cinco anos, e prevê crescimento tanto no setor de óleo e gás quanto em energias renováveis.

Em energias renováveis, através de sua subsidiária Total Eren, a empresa possui um portfólio de projetos em geração solar e eólica, com uma capacidade já instalada de 300 MW. E, recentemente, a TotalEnergies apresentou candidaturas ao Ibama para o licenciamento de 3 projetos eólicos offshore, representando uma capacidade total de 9 GW.

No setor de óleo e gás, com o objetivo de atender à nossa ambição climática, nossa estratégia é investir em ativos com baixa emissão de carbono e baixo custo.

2. A TotalEnergies conta com quatro participantes no Comitê Técnico da Rio Oil & Gas 2022, todas mulheres, além do patrocínio Black do evento. Isso reafirma o compromisso da empresa não apenas com o desenvolvimento dos negócios, mas da área acadêmica e da qualificação dos profissionais do setor. Para você, qual o papel da liderança feminina no desenvolvimento de uma indústria com critérios ESG cada vez mais presentes no dia a dia?

A TotalEnergies tem um compromisso de longo prazo com o país e, consequentemente, com o desenvolvimento dos negócios alinhados com a sua ambição de ser protagonista mundial na transição energética.

A empresa considera que Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) estão na vanguarda da transformação. Dessa forma, investe em desenvolvimento em parcerias com universidades. Assim como acredita na importância de preparar os profissionais para atender às necessidades das energias do presente e do futuro.

Em 2021, além dos critérios de desempenho relacionados às metas climáticas, a empresa adicionou critérios de desenvolvimento sustentável, como Diversidade, CSR e RH, na determinação da remuneração variável do nosso CEO e dos principais executivos.

Em Diversidade & Inclusão, foram definidas algumas metas para 2025: 30% de mulheres em posições executivas; 40% dos gerentes seniores devem ser de nacionalidade não-francesa; e promover a contratação e integração de Pessoas com Deficiência (PcD).

3. A liberação do Rota 3, previsto para 2022, será a oportunidade ideal para a empresa seguir com o planejamento de comercialização do gás do pré-sal. Todo esse movimento só foi possível a partir da Lei do Gás. Quais são as expectativas da companhia após a abertura do mercado de gás?

 As expectativas são grandes. A TotalEnergies tem interesse em desenvolver novos projetos no segmento de GNL (gás natural liquefeito) e de comercializar o gás produzido offshore no mercado nacional, graças à abertura do mercado de gás natural brasileiro.

4. Quais são as expectativas para a Rio Oil & Gas 2022 e seus principais objetivos?

A TotalEnergies vê esta edição como uma oportunidade de impulsionar o posicionamento da companhia como uma empresa de energia global, que atua em óleo e biocombustíveis, gás natural e gás verde, energias renováveis e eletricidade. Daremos visibilidade a todas as filiais que operam no Brasil, enfatizando nossa ambição de alcançar, junto com a sociedade, a neutralidade de carbono até 2050.

5. É primeira edição da Rio Oil & Gas pós-pandemia, e um novo cenário tem se desenhado com a retomada econômica. Para a sua empresa, qual a importância de estar nestes eventos presenciais, principalmente como patrocinadora? Como você avalia a evolução do evento para o formato presencial com transmissão online?

A Rio Oil & Gas é o maior evento do setor na América Latina, e a retomada do evento de forma presencial é importante para o networking e a troca de conhecimento. Sem dúvida, é uma excelente oportunidade para a TotalEnergies estreitar relação com as entidades de classe, com os stakeholders e com a sociedade. Sabemos que todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas para garantir a segurança dos presentes. Também entendemos que as ações em formato híbrido estão alinhadas com o futuro dos eventos, ampliando as discussões a um público cada vez maior.

6. A Rio Oil & Gas é reconhecida por promover debates relevantes sobre o desenvolvimento e consolidação da indústria de óleo e gás no Brasil e no mundo. Quais pautas vocês destacariam como mais urgentes para um fórum como o da Rio Oil & Gas?

Sem dúvida, a pauta mais urgente a ser discutida é a transição energética. É fundamental a ampliação de discussões sobre novas soluções, que estejam alinhadas aos desafios de gerar mais energia com menos emissões, com foco no desenvolvimento sustentável do planeta e combate às mudanças climáticas.

Compartilhe