


Participe da construção do novo amanhã


Sobre o Evento
O Young Summit Rio Oil & Gas tem como objetivo debater a atratividade do setor de O&G para jovens profissionais, conversando diretamente com esse público e envolvendo gestores da indústria para um diálogo em que, juntos, possamos identificar e desenvolver as habilidades necessárias para gerar oportunidades coletivas.
Conheça os Pilares


Carreira
Devido ao desemprego e às mudanças nas relações de trabalho, o desafio do planejamento da carreira dos jovens atualmente se torna ainda maior…


Diversidade e Inclusão Social
Considerando a relevância e importância do tema Diversidade (Equidade) e Inclusão, especialmente para as gerações Y e Z…


Empreendedorismo e Transformação Digital
A cultura digital tem um grande impacto na adoção de tecnologia e inovação no setor de O&G e está diretamente ligada ao engajamento das equipes…


Sustentabilidade
Sustentabilidade é a capacidade de atender a geração atual, sem comprometer as necessidades das futuras gerações…


Carreira
Devido ao desemprego e às mudanças nas relações de trabalho, o desafio do planejamento da carreira dos jovens atualmente se torna ainda maior. Iremos debater tendências e ações efetivas para a profissionalização e a capacitação dos jovens para torná-los protagonistas de suas próprias carreiras e das mudanças pelas quais também passa a indústria de O&G.


Diversidade e Inclusão Social
Considerando a relevância e importância do tema Diversidade (Equidade) e Inclusão, especialmente para as gerações Y e Z, queremos promover um evento que dialogue com as macro temáticas relacionadas a mercado de trabalho, gênero, raça/etnia, acessibilidade/pessoas com deficiência, gerações, LGBTQIA+, socioeconômico e suas interseccionalidades.
Queremos que esses grupos (e muitos outros) se sintam atraídos e acolhidos nas ações da Rio Oil & Gas, assim como deverão se sentir na indústria de maneira geral. Além disso, iremos debater tanto ações efetivas para promoção da diversidade e inclusão por parte da indústria e das empresas quanto convidar os e as jovens para colaborarem com essa construção coletiva e ingressarem no setor de energia, petróleo e gás.


Empreendedorismo e Transformação Digital
A cultura digital tem um grande impacto na adoção de tecnologia e inovação no setor de O&G e está diretamente ligada ao engajamento das equipes e da alta liderança. Materializar a cultura aliada ao processo de transformação digital, confere às pessoas a possibilidade de olhar para os problemas já conhecidos e novos desafios com mais criatividade, agilidade, clareza e conexão com os nossos propósitos. A transformação digital e o incentivo ao desenvolvimento da tecnologia e inovação, vem sendo cada vez mais presentes na indústria de O&G, tornando-a mais sustentável e disruptiva para os próximos anos.


Sustentabilidade e Clima
Sustentabilidade é a capacidade de atender a geração atual, sem comprometer as necessidades das futuras gerações. Desse contexto novos valores intangíveis foram incorporados ao mundo corporativo e estão hoje refletidos nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma indissociável. É nesse contexto que o evento convida os jovens a participarem do debate sobre os riscos e o papel do setor de Óleo & Gas em dilemas atuais como: não deixar ninguém para trás, o futuro que queremos e o consumo sustentável.



Carla Diniz é Diretora de Gente e Gestão da NTS. Responsável por Recursos Humanos e Gestão Estratégica. É graduada em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós graduada em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, em Finanças pelo IBMEC – RJ, onde também concluiu o mestrado em Administração.
Carla possui 20 anos de experiência em Gente e Gestão, tendo passado pela BHG, Vale e Ambev, onde iniciou sua carreira na área de Operações Industriais, migrando posteriormente para área de Gente e Gestão. Em 2007 se tornou Líder da Fundação Estudar com uma bolsa de estudo para educação executiva na Darden School of Business: University of Virginia.



Videirense de coração e apaixonada por gente, Alini é mestra em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo – USP, possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Apresenta experiências acadêmicas na Universidad Nacional del Litoral – UNL (Argentina) e na Western University – Ontário (Canadá). Atuou como Head da Unidade de negócios de ensino técnico na Somos Educação e PMO responsável pela fusão da Saraiva Educação. Foi diretora de consultoria e cursos on-line do Instituto Singularidades. Tem experiência com novos negócios, concepção e desenvolvimento de cursos on-line, liderança de equipes multidisciplinares, consultoria, transformação digital e estruturação de empresas. Atualmente é CEO do Instituto PROA.



Atuou por 20 anos em diversas áreas da Coca-Cola Brasil, incuindo a Diretoria de Inovação entre 2013 e 2015. Em 2015 migrou para o Terceiro Setor, assumindo por quase 3 anos a Diretoria de Educação do Instituto Ayrton Senna. Seguiu sua carreira atuando em projetos sociais e também influenciando empresas para que façam negócios equilibrando o econômico, social e ambiental.
Atualmente lidera a operação carioca da escola de programação 42 – uma escola que tem uma metodologia inovadora e comprovada na formação de profissionais de tecnologia. Sendo uma instituição sem fins lucrativos, a escola é gratuita e quer dar acesso para que pessoas mais vulneráveis possam programar as mudanças em suas vidas
Bacharel em Matemática pela UERJ, com Pós-graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ) e MBA em Marketing (Copead -UFRJ). Em 2018 concluiu o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela FDC-MG.



Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Desenvolvimento Humano. Na sua trajetória, foi executiva da área de Recursos Humanos de empresa no segmento financeiro e, nos últimos 20 anos, atua em uma consultoria global de Recursos Humanos – LHH, na posição de Managing Director. Ao longo da sua carreira, assessorou diretamente diversos profissionais como consultora e coach, para níveis Executivos e C-level, fornecendo suporte à transição profissional, desenvolvimento da liderança, assessoria à carreira e pós carreira. Liderou diversos projetos para empresas multinacionais, nacionais e familiares em temas de liderança e herdeiros, mentoria, liderança feminina, além de liderar diversos projetos de reestruturação, fechamento de unidades e coordenação da implantação de Centros de Carreira.
Possui graduação em Psicologia pela UFRJ e Pós Graduação em Educação e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela UFRJ. Possui certificação Internacional em Coaching pela Erickson College International – Canada e é professora convidada da Coppead Alumni na disciplina Gestão de Carreiras.



Daniel de Sant’anna Martins é pai, ludólogo, futurista, designer, pesquisador, educador e consultor. Diretor pedagógico da 42|Rio, escola gratuita francesa de tecnologia e programação, com metodologia disruptiva e inovadora. CEO da D+1 Design & Jogos, especializada em desenvolver soluções e experiências de aprendizagem ludocêntricas, com foco na promoção de impacto social e habilidades socioemocionais, através de abordagens analógicas e digitais. Futurista associado do Teach the Future, movimento internacional que promove a alfabetização de futuros em contextos de educação. Mestre em Design (CESAR School), pós-graduado em Design Estratégico (ESPM) e graduado em Desenho Industrial (UNESA).



Graduada em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, possui MBA em Finanças e Empreendedorismo pela Universidade de Chicago. Atualmente é sócia fundadora da Cmov, edtech na área de carreira & empregabilidade. Mais de 20 anos de experiência nas áreas de Recursos Humanos, Inovação, Gestão de Processos e Estratégia. Acumulou experiência em cargos de liderança em grandes empresas, entre as quais a Vale, Booz, Telecom Italia, Embratel, Globopar e na Administração Pública.



Lisandro Gaertner trabalha com Gestão do Conhecimento, Treinamento e Desenvolvimento e Aprendizagem Organizacional há mais de 20 anos. Desde 2003, desenvolve e implementa projetos de aprendizagem colaborativa para as indústrias de Petróleo, Telecom, T&I, Segurança Pública e Mineração. Formado em Psicologia pela UFRJ, atualmente atua como Gerente de Comissões e Gestão do Conhecimento no IBP.



Ludmila Sampaio é Engenheira de Perfuração na Chevron Brasil, onde começou como estagiária de perfuração e completação em 2017. É membro da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE) desde 2013, tendo atuado como Presidente do Capítulo Estudantil da SPE PUC-Rio por 2 anos. Ludmila representa a Chevron Brasil no Comitê Jovem do IBP desde 2019 e é cocoordenadora do grupo desde o início de 2021. Recentemente, Ludmila foi escolhida para representar o Brasil no Comitê de Jovens Profissionais do Conselho Mundial de Petróleo (WPC).
Ludmila é formada em Engenharia de Petróleo pela PUC-Rio e Montana Tech (EUA) e possui Mestrado em Negócios de Petróleo pela MPB-COPPE/UFRJ.



Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com especialização em Relações Públicas e Marketing pela Concórdia University, no Canadá, e pós-graduanda em Comunicação Estratégica e Branding, Maria Clara trabalhou em diversas agências de comunicação, governo e organizações nas áreas de seguros, saúde, economia e energia ao longo de 12 anos. Depois de liderar a Coordenadoria de Relacionamento do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), gerenciando o IBP Jovem, iniciativa voltada para jovens talentos da indústria de energia, assumiu, em 2019, a área de marca empregadora, atração, onboarding e recrutamento de talentos no Brasil da norueguesa Equinor, uma das maiores empresas de energia no mundo.



Participou da criação e desenvolvimento da KPMG & Distrito Leap, e atualmente atua nesta liderando projetos focados em resolução de problemas e transformação de empresas. Em paralelo, auxilia a KPMG no seu próprio processo de transformação e lidera a iniciativa de foresight para a própria KPMG.
Anteriormente, já havia atuado em multinacional com análise de dados para fins estratégicos, num banco multinacional da parte de gestão de contas corporativas high middle e em empresas nacionais de setores emergentes, com foco na jornada do consumidor.
Trabalhou em uma startup em Berlin onde desenvolveu e gerenciou uma linha de negócios, além de ter estruturado e implementado um plano de expansão com efeito de rede para um empresa de educação online. Já empreendeu duas vezes e teve o exit de sua startup para uma empresa na Índia.



Victor é graduado em Engenharia de Produção e Tecnologia em Petróleo e Gás, com especialização em Gestão do Conhecimento pela Coppe/UFRJ e Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Conta com mais de 10 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais no setor de petróleo e gás, tendo atuado na coordenação de operações e contratos, gestão do conhecimento e atualmente é Coordenador de Treinamento na TechnipFMC. Fora das plataformas e dos escritórios, também foi e é atuante no desenvolvimento da indústria de óleo e gás, onde foi Coordenador do Comitê Jovem do IBP de 2013 à 2016 e Diretor da SPE Seção Brasil, de 2016 à 2020. Atualmente é Professor Convidado do CRIE/UFRJ, autor, palestrante e facilitador de workshops sobre Aprendizagem e Gestão do Conhecimento.



Sou Diretora da prática de Supply Chain, na Accenture, e líder de Inclusão & Diversidade para Strategy & Consulting. Sob o prisma de consultoria, minha função é auxiliar nossos clientes na transformação de seus negócios e operações, unindo consultoria e competências digitais: analytics, industry X.0 e interactive. Como líder de I&D, meu objetivo é promover uma cultura de igualdade e de acolhimento para todos, sem exceção.
Iniciei minha carreira na empresa em 2003 e, ao longo dos anos, desenvolvi diversos projetos nacionais e internacionais em Supply Chain (compras, fulfillment, deliver), modelagens de novos negócios, gestão de desempenho corporativo e PMO de grandes iniciativas.
Em 2010, fui condecorada pelo Governo de Minas com a Medalha da Inconfidência, mais alta comenda concedida pelo Estado, atribuída a pessoas que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.



Faenna Karolidis, 21 anos, estudante de Engenharia Mecânica na UFRJ, estagiária de Manutenção e Integridade na TAG, empresa do grupo Engie e membro do Comitê Jovem do IBP. Estagiou na Gás Natural Açu na área de Desenvolvimento de Negócios e já foi mediadora da UNIBP. Participou da coordenação e direção de eventos acadêmicos como o ASME E-Fest South America e a IV Semana de Engenharia Mecânica da UFRJ.



Fundador e CEO da Empodera!, há mais de quatro anos tem trabalhado com as maiores empresas do país gerenciando times para entrega de serviços como: alinhamento estratégico, treinamento de liderança inclusiva, mobilização de stakeholders, comunicação, assessment de cultura, design de programas de diversidade e inclusão.



Analista de Banco de Dados e Informações II para a Equipe de Suporte Técnico da Chevron Brasil, bacharel em Relações Internacionais e Análise de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
Principais Áreas de Experiência: Liderança de diversos esforços de transformação digital para a Chevron Brasil, liderando projetos de automação e análise de dados.
Interesses pessoais e antecedentes:
• Nascido e criado no Rio de Janeiro, Brasil
• Cego como resultado da degeneração retiniana da retinose pigmentar
• Pai de um menino de 5 anos
• Membro da Rede Feminina e Comitê MARC no Brasil (employee networks)
• Business Service Officer da Enabled network
• Co-fundador do Comitê de Diversidade e Inclusão do Brasil
• Consultor de grandes eventos, como o Rock in Rio, ajudando a desenvolver acessibilidade para cegos



Comunicóloga e publicitária (UFF) e especialista em Comunicação Organizacional Integrada (ESPM-RJ).
Atualmente é Analista de Comunicação e Relações Externas Sênior na Repsol Sinopec Brasil (RSB), onde atua há 9 anos e é integra os comitês de diversidade da RSB e do grupo global de Aliados LGBTQIA+ da Repsol.
Também é integrante do Comitê Jovem (CJ) do IBP, onde participa do grupo de trabalho sobre diversidade.



Em apenas 5 anos, Christiano Lins pôde viver vários lados do Empreendedorismo e Inovação. Como Head de Inovação da Subsea 7 Brasil, coordena os projetos de inovação aberta junto ao ecossistema de startups, é responsável por fortalecer a cultura digital dos colaboradores e representar a empresa nos principais fóruns do setor. Como empreendedor, é fundador e CEO do Carreira Ágil, uma escola digital que une tudo o que a faculdade não ensina sobre preparação de jovens talentos para entrarem e crescerem no mercado de trabalho. Engenheiro com formação em Gestão Exponencial pela Nova School of Business and Economics, estuda Futurismo, Carreira, Marketing e Novos Modelos de Negócios como hobby.



Gabriel Freitas é um gerente de Strategy & Consulting da Accenture alocado na área de transformação industrial (Industry X). Possui relevante experiência em projetos na indústria de óleo e gás com os principais players do mercado nacional e global. Atuou como coordenador do Comitê Jovem do IBP durante 02 anos e foi organizador e voluntário de diversos eventos para jovens profissionais no mercado (Future Leaders Forum, World Petroleum Congress – Young Professionals).



MBA em Negócois Globais pela St. Edward´s University of Austin-Texas. MIT Professional Education Certificate on Roadmap to a Connected World –Atualmente é Diretor de Vendas Associado na IHS Markit para Energia e Renováveis no Brasil, Argentina e Bolívia. Ocupou posições de Diretor de Business Development na Intelie e Gerente Sênior Líder IoT O&G na KPMG. Além disso, atuou em Business Development em uma STARTUP expandindo para o Mercado Americano, no setor de IioT.



Glaucia Guarcello é sócia líder de Inovação e Ventures da Deloitte Brasil. Com mais de 14 anos de experiência nas atividades relativas às áreas de gestão, excelência, transformação, inovação e digital, possui experiência em cargos de alta liderança em multinacionais, liderando projetos nas Américas, Europa, Ásia e África. É conselheira, professora de MBA e avaliadora de soluções inovadoras e startups.



Economista pelo IE/UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Doutor em Administração pela PUC-Rio, é também professor de Corporate Venture e na PUC-Rio e ex-Superintendente da Finep nas áreas de Energia e Tecnologias Limpas. Coordenador Metodológico do Ranking 100 Startups to Watch da Editora Globo (Pequenas Empresas Grandes Negócios, Época Negócios e Valor), foi mentor e avaliador de mais de 100 startups em programas como Inovativa, Hacking.Rio, 100 Open Startups, Nasa Space Apps, etc. Ex-Diretor do Comitê de Cleantech da Abstartups, é o atual líder do Programa de Aceleração de Regiões Empreendedoras do MIT (MIT REAP) no Rio de Janeiro.



Formada em engenharia química pela Poli-USP com duplo diploma na França em engenharia de processos industriais. Mestre em energia e processos de refino pelo Instituto Francês do Petróleo.
Possui mais de 5 anos de experiência trabalhando na área da energia, desde engenheira chão de fábrica a coordenadora de projetos de transformação digital e inovação.
Co-founder de uma start-up na área de green hydrogen e tecnologia.
Professora de Transformação digital e análise de dados aplicados à engenharia na França. Palestrante, mentora e criadora de conteúdo no @mari.goesdigital nas horas vagas.



Iniciou suas atividades no Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP, em 2007, com experiência prévia de 3 anos na Petrobras.
Ocupa a posição de Gerente de Tecnologia e Inovação do IBP desde 2014, atuando a frente Conselho Consultivo de Transformação Digital, Comissão de Tecnologia e Inovação e mais 8 Grupos de Trabalhos que trabalham com temas estratégicos voltados para tecnologia e inovação.
Liderou o processo de participação do IBP na Consulta e Audiência Pública da ANP, em 2014 e 2019, pelo Regulamento Técnico referente a aplicação de recursos da cláusula de investimentos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no setor de O&G.
Graduada em Química na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Direito na UCAM (Universidade Candido Mendes).
Possui em MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 – Pontifícia Universidade Católica – PUC-RS



Patricia Grabowsky, eleita pela McKinsey uma das Next Generation Woman Leaders Latin America em 2019, é Engenheira de Materiais pela UFRJ, com formação executiva em Inovação Estratégica pelo MIT Sloan, Insper e Harvard Business. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de Óleo, Gás e Energia, atuou em projetos nacionais e internacionais como Engenheira de Projetos e Revestimentos. Em 2017 iniciou sua jornada de liderança em inovação, sendo responsável pela estruturação de departamento de inovação, programas de inovação aberta, cultura e intraempreendedorismo. Hoje ocupa o cargo de Gerente de Inovação na Ocyan, liderando a estratégia e o gerenciamento da inovação na organização. Atua também como Coordenadora do Grupo de Trabalho de Cultura de Inovação do IBP e é responsável pelo bloco de Transformação Digital da Rio Oil&Gas 2022.



Rafael de Jesus é um líder empático apaixonado pela jornada de desenvolvimento humano na era digital. Responsável hoje pela área de gestão da mudança e da maturidade digital da Petrobras, possui formação em engenharia eletrônica e da computação pela UFRJ, mestrado em Processamento Digital de sinais pela COPPE/UFRJ e pós-graduação em Engenharia de Petróleo pela Universidade Petrobras. Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento na UFRJ, e desde 2008 na Petrobras ocupou posições de liderança operacional, técnica e gerencial nas áreas de construção offshore de poços marítimos, projetos de desenvolvimento da produção, engenharia, tecnologia e transformação digital.



Engenheiro de produção formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing (PUCRS) e pós-graduação em ciência de dados, atuo, na Petrobras, como coordenador de soluções digitais e analíticas da Unidade de Exploração e Produção do Espírito Santo (UN-ES).



Andrea Lopes, Especialista em Sustentabilidade da Gerência de Sustentabilidade da Firjan e Assessora do Conselho Empresarial de Meio Ambiente. Química Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Química Ambiental na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e curso de Planejamento Energético e Ambiental na Coppe/UFRJ. Possui 17 anos de experiência na área ambiental atuando em diversas agendas, tais como Licenciamento Ambiental, Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Gestão Ambiental e Economia Circular.



Aristides possui formação em construção, importação/exportação, telecomunicações, vendas e finanças nos EUA e no Brasil, além de anos de experiência desenvolvendo e investindo em imóveis residenciais em Santa Catarina.
Aristides, estudou Finanças na Barry University nos EUA e possui um Bacharelado em Administração de Empresas e um MBA com ênfase em Finanças pela Univali em Balneário Camboriú, Brasil, também um MBA em gerenciamento de projetos pela FGV.
Ele faz parte do conselho da Meber S/A, empresa familiar co-fundada por seu avô, co-fundou a Associação Comercial Industrial de Balneário Camboriú (ACIBALC) em 2002, onde atuou como tesoureiro por 4 anos, também foi membro do conselho do SINDUSCON BC por 2 anos até 2014.
Co-fundou a Abramar Inc. Ltda, uma empresa focada em Minha Casa Minha Vida no Brasil e entregou mais de 700 unidades. Co-fundou uma StartUp chamada ImportSheet que foi acelerada pela Wow e recebeu investimentos da Enisa, a empresa mudou-se para a Espanha e mudou seu nome para Sheetgo.
Em 2018, ganhou o prêmio StartUp mais inovador da Espanha e de Portugal. No inicio de 2019, ele se tornou CFO da Bnpetro, empresa brasileira no setor de óleo e gás de síntese, com tecnologia única no mundo, minerando os lixões e processando todo o lixo urbano, gás, petróleo e coque.
A Bnpetro não tem produto residual, não polui, não usa energia externa e gera um crédito de carbono para cada tonelada tratada. Desde de 2020 é conselheiro da Associação Brasileira de Energia de Resíduos e Hidrogênio – ABERH.



Bióloga com ênfase em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2008). Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2011). Possui 10 anos de experiência no qual atuou no Instituto Estadual do Ambiente – INEA nas áreas de avaliação da qualidade de água e sedimentos do Estado do Rio de Janeiro, Auditoria e Fiscalização Ambiental e Chefe de Serviço de análises biológicas e controle de qualidade do laboratório do INEA. Atualmente é especialista em saúde, meio ambiente e segurança do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP.



Felipe Botelho Tavares é especialista em gás natural do Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP). Doutor em Economia pela UFRJ, foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (Estados Unidos) e tem mestrados em Economia e Gestão de Indústrias de Rede pelas Universidades de Comillas (Espanha) e Paris Sul XI (França). Trabalhou em centros de pesquisa e consultorias no Brasil e no exterior. Foi coordenador do Grupo de Trabalho em Sustentabilidade do Young Scholars Initiative (YSI/INET). Sua atuação se concentra em temas como regulação, finanças, mudanças climáticas, política e planejamento energético.



Sofia ingressou na Shell em 2019 e desde então já atuou em múltiplos projetos técnicos e estratégicos, interagindo com diversos setores e países. Após liderar um projeto em redução de emissões de gases do efeito estufa em Exploração & Produção de O&G, ela ingressou no setor de Energias Renováveis. É Representante da Shell e Coordenadora de Eventos no Comitê Jovem do IBP, membro dos Líderes do Futuro da Energia, rede de sustentabilidade e transição energética, e compõe o board da SELF, rede voltada ao desenvolvimento de liderança. Sofia estudou Engenharia Mecânica na UFRJ e na RWTH Aachen (Alemanha), possui ampla experiência internacional e fala quatro línguas fluentemente.



Jornalista formada pela PUC-Rio, possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao longo da carreira, já passou por assessorias de imprensa, agência de comunicação e redação de revista. Atualmente, integra a equipe de Assessoria de Imprensa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), produzindo conteúdos para os seus variados canais. É membro do Comitê Jovem do Instituto e coautora do livro “Startups: nos Mares dos Dragões”.



Analista de Comissões e Gestão do Conhecimento do IBP, Thaise Temoteo é responsável pelas ações de aproximação e relacionamento com o público jovem e está envolvida em iniciativas para promoção da Diversidade e Inclusão na indústria de petróleo e gás. É gestora do Comitê Jovem, idealizadora do Mentes de Energia e representante brasileira no Comitê de Jovens Profissionais do World Petroleum Council (WPC). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Gestão de Marketing e Estratégias Digitais pelo Ibmec, é Liderança Sustentável pela United People Global (UPG) e integra a delegação brasileira na Academia de Líderes Ubuntu.



Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, possui Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela UFRJ.
Ingressou no IBP em 1997, onde fez carreira na área técnica. Desde 2003 é Gerente de Sustentabilidade do IBP, onde atua como gestor das Comissões Técnicas de SMS, Responsabilidade Social e Mudanças Climáticas.
Conheça o Comitê
Conheça a plataforma da Rio Oil & Gas e aproveite mais de 230h de conteúdo.
O Young Summit será transmitido na plataforma exclusiva da Rio Oil & Gas. Com sinal aberto para todos os interessados, o canal On Demand da plataforma apresenta mais de 230 horas de conteúdo como mesas-redondas, webinars, palestras, workshops e sessões exclusivas com executivos, pesquisadores e autoridades da área.


Meet the Leader
Pensando em aproximar ainda mais os jovens da indústria de O&G, o Young Summit Rio Oil & Gas abrirá uma importante oportunidade para aqueles que estão iniciando a carreira.
Por meio do Meet the Leader será possível estabelecer essa ponte entre profissionais com uma carreira consolidada no mercado e jovens em busca de conhecimento para se desenvolverem no setor.
Como convidado, teremos o Juliano Dantas, Gerente Executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), e a moderação ficará por conta da Melissa Fernandez, Gerente de Tecnologia e Inovação no IBP.
Esse encontrão exclusivo acontecerá no dia 30 de novembro, às 17h. E mais, será TOTALMENTE gratuito! Você vai mesmo ficar de fora dessa? Inscreva-se logo, pois teremos somente 40 vagas limitadas.




Carolina Utimura
CEO - Eureca


Cristina Fortes
Managing Director - LHH


Thiago Laini
Gerente de R&S - Schlumberger


Vanessa Guedes
Total Energies
Fala, RH!
Quando estamos começando, pode ser bem frustrante não entender direito como funcionam os processos de recrutamento e seleção das organizações, nem as perspectivas de aberturas de novas posições. Nesta sessão, vamos trazer esclarecimentos para suas dúvidas para deixar esse processo mais transparente e tranquilo pra você.
Nela, teremos profissionais de Recursos Humanos da indústria de O&G respondendo perguntas reais, enviadas por você por vídeo, além de um espaço com bate-papo para você tirar suas dúvidas também.
30/nov
09:45


Jorge Camargo
Conselheiro - IBP


Marco Aurélio Fonseca
VP de Sustentabilidade - Ocyan


Roberto Vianna
Líder de Desenvolvimento de Novos Negócios - Equinor


Sofia Euthymiou
Gestora de Projetos Globais de Soluções Renováveis - Shell Brasil
As Transformações da Indústria de O&G
Se tem uma palavra que a indústria de O&G conhece bem é transformação, pois ao longo de seu progresso, já passou por diversas vezes por novas fases. O desenvolvimento tecnológico na área de Exploração e Produção (E&P) em águas ultraprofundas e os avanços em Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) foram algumas delas. Agora, está quebrando paradigmas e confirmando que sim, é uma indústria sustentável e resiliente.
Nesta sessão, vamos abordar, de forma consciente e responsável, as expectativas para o futuro, onde os combustíveis de origem fóssil terão que compartilhar espaço com novos insumos energéticos, em uma transição para uma nova economia verde, plural, inclusiva e justa, sem perder de vista a importância da segurança energética.
30/nov
10:55


Anna Bárbara Coimbra
Estudante de Engenharia Mecânica - UFRJ


Daniele Lemos Carestiato
Gerente de Pessoas e Organização - Repsol Sinopec


Eduarda Pina
Director Business, Development & Geoscience e Diversity Officer - TotalEnergies


Jonathan Cardoso
Consultor sobre inclusão e acessibilidade


Maurício Santos
Gerente de Relacionamento - Shell


Nick Nagari
Influenciador Digital


Thalita Gelenske
Fundadora - BlendEdu


Vitória Leal
Pesquisadora de Iniciação Científica - UFAM
Diversidade no dia a dia das Empresas
O processo de escolha dos jovens é muito influenciado por seus valores e crenças, inclusive quando o assunto é mercado de trabalho. Nesta sessão, quem faz as perguntas é você. Por isso, convidamos empresas de O&G para responder as dúvidas dos jovens e mostrar pra você como elas estão abertas a propostas de mudanças, alinhando suas ações com as expectativas dos futuros profissionais e se dedicando à promoção da diversidade e inclusão na indústria.
30/nov
14:35


Augusto Borella
VP de O&G - Intelie


Juliano Dantas
Gerente Executivo - Petrobras


Ligia Camara
Head of Life Cycle Information - Equinor


Mariana Kobayashi
Coordenadora de Projetos Digitais - TotalEnergies
Tecnologias na Prática
Você conhece as 5 tecnologias e inovações que impactam o seu dia a dia e estão presentes na indústria de O&G?
Nesta sessão, os profissionais do mercado vão falar sobre elas apresentando suas principais aplicações e o quanto elas tornam a nossa indústria essencialmente tecnológica e inovadora.
30/nov
15:45


Carla Corina
Pesquisadora de Doutorado em Engenharia Química - UFSC


Eduardo Ramires
Mestrando em Engenharia de Petróleo - Unicamp


Lia Medeiros
Diretora de Comunicação, Sustentabilidade e Pessoas - TN Petróleo


Mariana Leite
Estrategista de Negócios - Bemol Digital


Robert Santana Santos
Estagiário - Cyrela
Quem disse que é só sotaque?
Você sabia que existe um pedacinho de Brasil em cada canto da nossa indústria?
Nesta sessão, convidamos jovens das cinco regiões do país para um bate-papo sobre suas vivências e experiências, afinal de contas, diversidade também inclui questões regionais e socioeconômicas. A busca por melhores oportunidades educacionais ou profissionais faz com que muitos jovens saiam de casa para encarar novos desafios.
Nessa conversa vamos analisar se a pandemia e a adoção do trabalho remoto facilitaram a seleção de pessoas de fora do sudeste, se a necessidade de inovação abriu oportunidades para a população de baixa renda, e o que tem sido feito para atrair, reter e desenvolver essas pessoas.
01/dez
10:00


Glaucia Guarcello
Innovation & Venture Lead Partner - Deloitte


Hector Gusmão
CEO - Fábrica de Startups


Luiz Mandarino
Board Member - MIT Reap


Mirella Lisboa
Head de Corporates & Inovação Aberta - Cubo Itaú
Empreendendo na Indústria de O&G
Você conhece o Steve Jobs, certo? Quem não conhece, não é mesmo?
Pois é, mas antes de se tornar um dos maiores nomes na história da tecnologia e da inovação, Steve Jobs era uma pessoa como você, trabalhando para conquistar seus sonhos, criando o primeiro computador da Apple na garagem dos pais.
Como ele, temos muitos outros empreendedores que impactaram, transformaram e até revolucionaram o setor em que atuam. Você pode ser um deles.
Então, vem com a gente, porque nessa sessão vamos falar sobre o empreendedorismo voltado para a indústria de O&G.
01/dez
10:55


Caroline Constancio
Trainee Trade MKT - Supergasbras


Fabiana Kepler
Diretora de RH - TotalEnergies


Lucas Lima
Fundador - Infil


Marina Maiolino
Consultora Sênior de O&G - Hays


Sabrina Augras
Cofundadora - CMOV
Você tem os Soft Skills que a indústria precisa?
Por que e como desenvolver suas soft skills? Quando estamos começando, pode ser bem frustrante não entender direito como elas funcionam e quais são as expectativas que a indústria tem a seu respeito. Através de simulações iremos discutir e explicar as soft skills mais importantes para os jovens profissionais de hoje e do futuro, como aprendizado contínuo, pensamento crítico e liderança e oferecer ferramentas para que os jovens entendam o próprio perfil pessoal e profissional e possam desenvolver habilidades e ferramentas adequadas ao próprio perfil.
01/dez
14:35


Bruna Mascotte
Sênior Partner - Catavento Consultoria


Filipe Segantine
Gerente de inovação e Sustentabilidade - Prumo Logística


Priscila Moczydlower
Secretária de Sustentabilidade - SPE Seção Brasil


Raquel Filgueiras
Economista Sênior - IBP


Tiago Jacques
Assessor de Meio Ambiente - ANP
Protagonismo da indústria na transição energética e descarbonização
O Acordo de Paris em 2015 materializou o desejo inequívoco da sociedade de redução das emissões de gases de efeito estufa, para manter o aumento médio de temperatura da terra em 1,5º Celsius, até 2100. A década atual vem sendo sinalizada como de maior ambição climática para que a tão sonhada trajetória para uma economia de baixo carbono se estabeleça e os efeitos das mudanças climáticas sejam mitigados.
Nesse contexto, a transição energética e a descarbonização das operações, se caracterizaram como esforços das empresas de óleo e gás, que colocam o setor como um dos protagonistas fundamentais para o esforço global de desenvolvimento sustentável, através da sua capacidade de investimentos, empreendedorismo, gestão, desenvolvimento tecnológico, inovação e garantia da segurança energética, para sustentar o crescimento populacional e a demanda crescente por energia de qualidade, acessível e a preço justo.
Para isso, não é mais suficiente só conscientizar ou mudar a cultura e os atuais padrões de consumo da sociedade. São necessárias novas pesquisas, áreas de conhecimento, competências, expertises e profissionais cada vez mais comprometidos com um futuro de emissões líquidas zero ou negativas e com valores compatíveis como as diretrizes para atender as novas atividades e negócios da indústria de óleo e gás.
Essa sessão irá trazer, para os jovens e para aqueles que já fazem parta da indústria de óleo e gás, a leitura dos cenários e instrumentos econômico dessa transição; a visão sobre tecnologias e inovações que sejam custo efetivo para descarbonização e redução das emissões e assim manter a competitividade dos ativos de óleo e gás; as oportunidades para novas fontes de energia e projetos de compensação baseadas na natureza e os incentivos regulatórios que podem acelerar a ambição climática.
01/dez
15:45


Bruno Rondani
CEO - Open Startups


Danilo Gomes
Sócio fundador - Immer Mersen


Leandro Brandão
Gerente de Desenvolvimento em Novos Negócios - Ocyan


Lucilene Bragança
Digital Project Leader - Equinor
Investindo na Transição Energética
O mundo todo está atento às mudanças climáticas, o que reforça uma série de reflexões e iniciativas para a necessidade da transição energética.
Sabendo que esse processo deve contar com o desenvolvimento de novas tecnologias que confiram maior eficiência energética e a redução de emissões na indústria, nesta sessão, vamos explorar os investimentos que o setor tem feito, em parceria com startups, desenvolvendo inovações para a transição energética.
02/dez
09:45


Daniele Jesus
Líder do Programa Trainee - Unilever


Flávio Freitas
Médico do Trabalho - Seadrill


Lisandro Gaertner
Gerente Comissões e Gestão do Conhecimento - IBP


Marco André Mezzasalma
Psiquiatra


Noélly Mercer
Coordenadora de Promoção da Saúde - Firjan
Precisamos Falar Sobre Saúde Mental
Preocupados com empregabilidade, segurança financeira, saúde e bem-estar familiar, os jovens brasileiros têm se mostrado cada vez mais estressados e ansiosos. E o mercado de trabalho precisa se preparar para receber esses profissionais que têm muito a dizer e contribuir com o desenvolvimento e crescimento do setor. Nesta sessão, convidamos especialistas no tema para responder as suas dúvidas e falar sobre a importância do trabalho no desenvolvimento de inteligência emocional e como as empresas podem tornar o ambiente mais acolhedor para a nova geração.
02/dez
10:55


Andrea Lopes
Especialista em Sustentabilidade - Firjan


Felipe Botelho
Especialista de Análise Econômica e Regulatória do Setor de Gás Natural, Petróleo e Energia Elétrica - IBP


Fernanda Moraes Diniz
Gerente de Desempenho em emissões e eficiência energética - Petrobras


Geiza Rocha
Secretária Geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio - Alerj


Pedro Ninô
Analista de Pesquisa Energética - EPE
O Futuro da Energia e do Clima no Rio de Janeiro
O Brasil caminha na transição para economia de baixo carbono. A meta nacional (Contribuição Nacionalmente Determinada), acordada com o restante do mundo, é zerar suas emissões líquidas de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 2050, seguindo a rota do Acordo de Paris de 1,5ºC. Com a atração de indústrias inovadoras e alavancadoras de cidades sustentáveis e inteligentes, o estado do Rio de Janeiro pode voltar a crescer economicamente. Nesta sessão, vamos promover um debate, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial os ODS 7 e 13, sobre o que é necessário para que o Rio continue sendo a capital da energia, gerando empregos, reduzindo desigualdades e promovendo acesso à energia de qualidade e a preço acessível.
02/dez
14:35


Ana Flávia Gomides
Estagiária - Origem Energia


Christiano Lins
Head de Inovação - Subsea 7


Daniel Martins
Diretor Pedagógico - 42 Rio


Juliano Mesquita Loureiro
Chief Human Resources Officer - Petrobras
As carreiras da indústria do amanhã
Carreiras que vão gerar energia para a indústria do futuro. Ao projetar o a sua trajetória profissional, o que você leva em consideração? Pensar nas carreiras que terão grande demanda no futuro é fundamental, pois o mercado de trabalho está em constante transformação e para o setor de O&G, não é diferente.
Nesta sessão, vamos trazer depoimentos de profissionais, tanto jovens quanto experientes, para descobrir quais as principais posições, caminhos, expectativas e horizontes para esse novo futuro que se desenha.
02/dez
15:45
Fique por dentro de nossas novidades!
Iremos lhe manter informado sobre o evento e outras novidades, diretamente no seu e-mail.